quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

PRÊMIO ADEMI-PE DE JORNALISMO


PRÊMIO ADEMI-PE DE JORNALISMO 2014
REGULAMENTO
1 –Objetivo
O Prêmio Ademi-PE de Jornalismo tem como objetivo estimular o desenvolvimento do jornalismo pernambucano e do setor de construção imobiliária, além de homenagear os profissionais envolvidos nesse processo. A edição da referida premiação é regida pelo presente regulamento, cabendo à comissão organizadora, por maioria absoluta, decidir sobre os casos omissos.
2 –Inscrição
Poderão concorrer ao Prêmio Ademi-PE de Jornalismo os trabalhos jornalísticos produzidos em língua portuguesa por jornalistas registrados no Ministério do Trabalho (associados e em dia com suas obrigações junto ao Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco) ou estudantes de jornalismo, divulgados em veículos de comunicação do Estado de Pernambuco no período entre 01 de fevereiro de 2013 e 31 de janeiro de 2014, e regularmente inscritos por seus autores até o dia 07 de fevereiro de 2014, na sede da Ademi-PE.
Cada jornalista poderá concorrer com, no máximo, cinco trabalhos, por categoria. O ato de inscrição implica na adesão e total solidariedade ao presente regulamento. Os trabalhos deverão ser entregues no ato da inscrição na Ademi-PE (Rua Venezuela, 85 – Espinheiro). A inscrição será feita mediante remessa de cinco recortes ou reprodução dos trabalhos impressos com o nome do veículo no qual foram publicados e data.
Uma nova categoria, além de “reportagem impressa individual”, está sendo inserida, em caráter experimental. Poderão ser inscritos, portanto, trabalhos enquadrados como “série de reportagens impressas”. Para tanto, os jornalistas concorrentes a essa nova premiação deverão seguir as mesmas orientações de inscrição presentes neste regulamento, sendo que, à comissão organizadora da Ademi-PE, cabe a opção de cancelar qualquer categoria.
2.1 – Os trabalhos vencedores passarão a fazer parte do acervo da Ademi-PE, podendo ser objeto de exposições, publicação em livros, cartilhas, CDs, DVDs, videotapes, cartazes e revistas, de caráter cultural ou institucional, mediante os créditos do autor, independentemente de qualquer pagamento ou solicitação de licença para utilização. É vetada a comercialização dos trabalhos por parte da Ademi-PE.
3 -Autoria
A autoria dos trabalhos deverá ser sempre autenticada pela assinatura da matéria, e, em caso de material não identificado, ou apenas sob pseudônimo, por intermédio de uma declaração expressa do editor ou responsável pelo veículo.

4 – Restrições
É vetada a participação de membros da diretoria da Ademi-PE, bem como de pessoas com algum parentesco, funcionários e assessores da entidade.
5 –Tema
O Prêmio Ademi-PE de Jornalismo será concedido aos melhores trabalhos que focarem o tema “A Construção Imobiliária em Pernambuco”.
6 –Julgamento
O julgamento dos trabalhos será feito por uma comissão composta por cinco jornalistas, devidamente registrados no MTB, sendo um representante da Ademi-PE, outro de entidade do setor da construção civil e três do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e/ou universidades que possuam curso de Comunicação Social/Jornalismo ou empresas de assessoria de imprensa. Os jurados emitirão pontos aos trabalhos, numa variação de zero a dez (serão descartadas, pela comissão de apuração – composta por representantes da Ademi-PE –, a menor e a maior nota de cada trabalho).
As reportagens inscritas nas categorias “impressa individual” e “série de reportagens impressas” que obtiverem as três maiores pontuações (somando-se as notas dos cinco jurados e respeitando-se os descartes) serão aclamadas vencedoras e serão expostas durante a realização do VI Salão Imobiliário de Pernambuco (pavilhão de feiras do Centro de Convenções).
A nota mínima média para que um trabalho seja aclamado vencedor será 7(sete).

7 –Premiação
Os três trabalhos vencedores indicados pelos jornalistas, em cada categoria, serão agraciados, cada um, com a quantia de R$1.500 (hum mil e quinhentos reais) e certificados de premiação. Na hipótese de a reportagem ter sido realizada por mais de um profissional, o prêmio individual da matéria será dividido igualmente entre os autores. A divulgação e premiação será realizada no dia 30.03.14, no lounge da Ademi-PE no Salão Imobiliário, no Centro de Convenções, às 16h.