sexta-feira, 4 de maio de 2012

ESTADÃO (SP) abre inscrições para curso de jornalismo econômico (até 03/junho)

VIA Davi Lira davilira@gmail.com

INSCRIÇÕES AQUI: http://www.vagas.com.br/v548272

Fiz o 1º Curso e recomendo essa outra edição para aqueles que curtem
redação de jornalismo diário, tenham o mínimo interesse por Economia e
estejam abertos a trabalhar com o "pisca" (jornalismo em *real time*).

A existência do curso é clara: contratar a própria mão-de-obra que forma.
Parte do grupo de 2011 foi efetivado como Repórter 1. 

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,inscricoes-abertas-para-curso-de-jornalismo,111022,0.htm


Inscrições abertas para curso de jornalismo
Em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o Grupo Estado oferece um programa especializado em economia para jovens jornalistas e formandos

O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - Começam nesta quinta-feira, 3, as inscrições para o 2º Curso Estado de Jornalismo Econômico, agora uma parceria entre o Grupo Estado e a Fundação Getúlio Vargas (FGV-EESP). Com duração de dois meses - de 2 de julho a 31 de agosto -, o programa gratuito é destinado a jovens profissionais formados há dois anos (2010 e 2011) e a alunos de último semestre de todas as universidades de jornalismo do País.

Os 25 selecionados realizarão atividades em período integral, com aulas pela manhã e atuação nas redações à tarde, sempre monitorados pela equipe de jornalistas do Grupo Estado. O conteúdo teórico de economia terá a chancela acadêmica da FGV, referência no setor, e o certificado de conclusão será válido como curso de extensão em macroeconomia e finanças pela instituição. As inscrições seguem até 3 de junho.

"A associação entre Estadão e FGV é uma oportunidade única para os jovens profissionais de jornalismo", explica o diretor de Desenvolvimento Editorial do Grupo Estado, Roberto Gazzi. "O tema econômico é e continuará sendo essencial na agenda das grandes discussões do Brasil e necessita de jornalistas cada vez mais bem preparados."

Todo o conteúdo foi desenvolvido a partir das demandas dos editores do Grupo, de forma a complementar a formação dos jovens profissionais em economia. Constam do programa de aulas dadas pela FGV disciplinas de macroeconomia, política econômica, sistema financeiro nacional e internacional, mercado de capitais e avaliação de empresas, além de matemática financeira e estatística.

"O curso visa a desenvolver e aprofundar os conhecimentos em economia e finanças que são necessários para um jovem profissional de jornalismo", conta o coordenador dos cursos de Educação Continuada da fundação, Rogério Mori. "O trabalho ao longo do curso terá como pano de fundo a discussão da realidade macroeconômica brasileira e internacional."

Durante o período, os jovens jornalistas participarão de entrevistas e palestras com líderes da economia nacional, como ocorreu na primeira versão do curso, no ano passado, com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Parte do grupo de 2011 foi contratado pela Agência Estado. "Ao aliar nosso conhecimento prático ao conteúdo teórico da FGV, o curso ressalta a vocação da Agência como formadora de talentos e fortalece a sua posição de referência de qualidade na cobertura jornalística", diz o editor-chefe da Agência Estado, João Caminoto.

Seleção

A inscrição, também gratuita, é feita junto com a primeira fase de seleção, realizada online. Além de cadastrarem currículo para análise, os candidatos terão de escrever justificativa de interesse e eleger a notícia mais marcante do noticiário econômico no ano passado, explicando a escolha. Ainda serão submetidos a testes de português, inglês e conhecimentos econômicos.

Os 75 que obtiverem a melhor classificação serão chamados para a segunda fase, na sede do Grupo Estado, em São Paulo. Em um dia de atividades, vão fazer teste de conhecimentos gerais, escrever uma reportagem econômica e passar por entrevista com profissionais do Grupo. O nome dos selecionados será divulgado em 24 de junho - as matrículas serão feitas mediante apresentação de certificado de conclusão do curso de jornalismo ou de comprovante de matrícula no último semestre da faculdade. Cinco jovens profissionais do Grupo Estado vão completar a turma.

O projeto seguirá os moldes do Curso Estado de Jornalismo, também conhecido como Curso Focas. Desde 1990, cerca de 700 jornalistas recém-formados de várias regiões do País passaram pela experiência de aperfeiçoamento profissional, com aulas e atividades práticas. Nos últimos cinco anos, 50% desses jovens foram contratados pelas redações do Grupo.

A 23ª edição do Curso de Jornalismo aceitará inscrições entre 3 de junho e 15 de julho, com seleção também realizada em duas fases - online e presencial. As aulas ocorrerão de 3 de setembro a 14 de dezembro.