quarta-feira, 30 de maio de 2012

#BOLAS #JORNALISMO - Oportunidade para estudar no México e na Alemanha

Via http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/05/16/931659/2-bolsas-estudo-estudar-no-mexico-e-na-alemanha.html


2 bolsas de estudo para estudar no México e na Alemanha

16/05/2012
Confira duas dicas de bolsa de estudos para colaboradores de imprensa interessados em desenvolver suas competências e grupos interessados em estudos breves
imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
As bolsas são para colaboradores de imprensa no México e grupos de pesquisas breves na Alemanha

 
A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu duas bolsas de estudo para estudar no México e na Alemanha. As oportunidades são para jovens colaboradores de imprensa ou grupos de estudo interessados em pesquisas breves. Confira:

1) Governo do México abre bolsas de estudo para colaboradores de imprensa

As bolsas concedidas são para estudos de especialização, mestrado, doutorado e especialidades médicas, para realizar pesquisas em nível de graduação, mobilidade, pós-doutorado em quartos de graduação e pós-graduação para criação artística, conferências de alto nível e visitas de estudo para parceiros de mídia e professores visitantes.
 
O programa se destina à profissionais da mídia de países estrangeiros que tenham interesse em aspectos da contribuição do México para o desenvolvimento cultural e científico, com o objetivo de traduzi-las em suas respectivas mídias, por meio de artigos, relatórios ou entrevistas.
 
As bolsas compreendem benefícios como transporte internacional no início e no fim do período da bolsa, transporte nacional de acordo com o plano de trabalho e uma cota única equivalente a 5 salários mínimos do Distrito Federal Mexicano.
 
Os interessados em participar devem ser jornalistas em atividade nos meios de comunicação. Para participar é necessário apresentar carta do veículo de comunicação que assegure o interesse de participar do programa, assim como o compromisso em publicar o trabalho realizado no México. Também é necessário enviar o original do material divulgado pelo requerente – áudio, texto ou vídeo – para a Direção de Intercâmbio Acadêmico da Direção Geral da Cooperação Cultural e Educacional.
 
As inscrições vão até o dia 30 de novembro de 2012. Mais informações estão disponíveis na Convocatória de Bolsas da SRE para Estrangeiros.
 
 

2) Bolsas da Alemanha para grupos de estudantes estrangeiros

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD, financia viagens de estudos e práticas para estudantes na República Federal da Alemanha para grupos de estudantes estrangeiros sob a supervisão de professores universitários.
 
Serão concedidas ajudas para viagens de estudos e práticas para estudantes com duração mínima de 7 dias e período máximo de 12 dias (incluindo os dias de viagem), embora a duração total das viagens possa ser maior. As viagens serão realizadas a partir de 1 de março de 2013. As inscrições vão até o dia 01 de outubro de 2012.
 
Podem solicitar a ajuda os grupos de estudantes de universidades estrangeiras dirigidos por um professor universitário e matriculados em curso completo a partir do segundo semestre. O número de participantes não pode ser inferior a 10 ou superior a 15 integrantes. O grupo ainda pode conseguir ajuda, de maneira adicional, a um professor universitário, como acompanhante do grupo.
 
O DAAD providenciará um seguro saúde que cobre doenças, acidentes e responsabilidade civil para cada grupo que receber a bolsa.
 
Os interessados devem preencher o formulário de solicitação incluindo o plano de financiamento e a lista de participantes, além de expor os motivos e descrição da temática do programa, com planejamento detalhado dos lugares onde o grupo pretende passar. Também deve ser enviado um cronograma de atividades. Os documentos devem ser enviados em alemão ou inglês.