quinta-feira, 16 de junho de 2011

Vagas - 76 vagas para tradutor juramentado

Publicado na Folha de PE de 16 de junho de 2011
www.folhape.com.br

AUGUSTO LEITE

A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) abriu inscrições para o concurso de tradutor juramentado, o que não ocorria há cerca de 30 anos. Hoje, são apenas dez profissionais cadastrados no Estado e aptos a realizar transcrições de textos oficiais, número que se tornou ineficiente principalmente devido à intensidade dos investimentos que chegam por aqui. Agora, são ofertadas novas 76 vagas, sendo 20 para trabalhos em inglês, 20 em espanhol, dez em italiano, dez em alemão, seis em francês, seis em japonês, e, pela primeira vez, quatro postos na língua mandarim.

“Temos recebido solicitações por parte de consulados e empresas para credenciarmos novos tradutores. Muitos grupos chegam aqui e esbarram nessa escassez de tradutores judiciais, que ficam sobrecarregados”, disse o vice-presidente da Jucepe, Bruno Brennand. Quem for aprovado no concurso não terá emprego, cargo ou função pública ligada ao Estado.

Os interessados têm até o dia de 17 de julho para se inscrever, no site www.instituto­cida­des.org.br. É preciso pagar uma taxa de R$ 150. O concurso, cujo edital será publicado hoje no Diário Oficial, será composto por uma prova prática, marcada para o dia 14 de agosto, e um teste teórico, que ainda não tem data agendada, mas deve ocorrer 45 dias após a primeira avaliação.

Os locais e horários de provas também serão divulgados na internet. Os candidatos têm que ser brasileiros, residentes em Pernambuco há mais de um ano, e ter ao menos 21 anos. Quem for aprovado terá registro na Junta Comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!